A hipófise, também conhecida como glândula pituitária, é uma pequena glândula situada na sela túrcica, na base do cérebro. Através da produção de hormônios, a hipófise regula várias funções do organismo, como o crescimento, o metabolismo, secreção do leite através das mamas, reprodução e manutenção da vida. Algumas doenças podem causar deficiência ou excesso na produção dos hormônios. A hiperprolactinemia é a produção excessiva de prolactina, levando a irregularidade menstrual, infertilidade, redução da libido e impotência (nos homens), com ou sem galactorréia (produção de leite fora do período puerperal).
Já a acromegalia é a produção excessiva do hormônio de crescimento, levando ao gigantismo na infância, e no adulto ao aumento das mãos e pés, face característica com embrutecimento das feições, sudorese excessiva, dores articulares,diabetes, aumento do coração, hipertensão, aumento da tireóide. A doença de Cushing é causada por um tumor que estimula a produção de cortisol pelas supra-renais, levando ao ganho de peso, principalmente com aumento da gordura na face e tronco, membros finos, pele fina com estrias largas e violáceas, hematomas, diabetes mellitus e hipertensão arterial de difícil controle.
A identificação pode ocorrer por exames de imagem incidentais, detectando lesões na hipófise em 10-20% das pessoas assintomáticas. Causas comuns são adenomas, tumores benignos, que podem ou não ser funcionantes, impactando a produção hormonal. Os sintomas variam, desde irregularidades menstruais até alterações visuais e problemas hormonais. A incidência aumenta com a idade, principalmente em mulheres. O tratamento, pode ser cirúrgico ou medicamentoso, sendo necessária avaliação caso a caso. Se houver qualquer destes sintomas ou o diagnóstico de alterações na hipófise, sua médica endocrinologista deve sem consultada para avaliação e tratamento.
"Como endocrinologista especializada, ofereço avaliação cuidadosa e tratamento individualizado para pacientes com lesões hipofisárias, assegurando a melhor abordagem para cada caso."
Nascida em Goiânia, minha paixão pela Medicina começou ainda na infância, influenciada pelo desejo em cuidar da saúde e bem-estar da minha família. Em 2015, me graduei em Medicina pela Universidade Evangélica de Goiás, consolidando a minha formação. Com desejo em ampliar horizontes, alcancei o título de especialista em Clínica Médica, pelo Hospital de Urgências de Goiás.
Posteriormente, minha dedicação ao estilo de vida saudável, equilibrando alimentação, hábitos, espiritualidade e exercício, me levaram a continuar aprofundando meus conhecimentos, adentrando na residência de Endocrinologia e Metabologia, no Hospital Federal da Lagoa, do Rio de Janeiro.
Minha busca por conhecimento e excelência garante aos meus pacientes um tratamento atualizado, baseado em evidências científicas. Prezo por um atendimento acolhedor, ético, focado na saúde integral do indivíduo. Estou ansiosa para colaborar com a sua jornada em busca de uma vida mais saudável, com maior autoestima e entusiasmo pela vida.
AGENDAR CONSULTA