Bem-vindo à compreensão da dislipidemia, uma condição caracterizada por níveis elevados de gorduras no sangue, incluindo colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras são essenciais para o transporte de hormônios, energia e funcionamento adequado do corpo, mas em excesso, aumentam significativamente o risco de eventos cardiovasculares, como infarto, derrame e até mesmo pancreatite, especialmente em fumantes.
Em um mundo dominado pelo sedentarismo, alimentação rica em gorduras e açúcares, obesidade, estresse e tabagismo, estudos indicam que a formação de placas de gordura nas artérias inicia precocemente, afetando cerca de 20% das pessoas aos 20 anos. Infarto e derrame tornam-se as principais causas de mortalidade resultante desse processo. A dislipidemia, muitas vezes silenciosa inicialmente, leva os pacientes a ignorarem sintomas e subestimarem riscos, atrasando a busca por tratamento. Todos os adultos e crianças acima de 10 anos devem dosar o colesterol e suas frações.
O diagnóstico da dislipidemia envolve a análise laboratorial dos níveis de colesterol total, LDL ("colesterol ruim"), HDL ("colesterol bom") e triglicerídeos. O aumento desses níveis, principalmente do LDL, está associado a um maior risco de aterosclerose coronariana. Reduzir o LDL-colesterol para níveis desejados, frequentemente com estatinas, demonstra benefícios significativos na prevenção e redução da mortalidade cardiovascular. A cada 40mg/dL de colesterol LDL reduzido, a mortalidade por infarto se reduz em 20%. Portanto, quanto mais alto o colesterol, mais importante é o tratamento. O diagnóstico precoce, através do lipidograma, é fundamental para iniciar um plano de tratamento personalizado e contínuo.
“Como médica endocrinologista, busco o seu nível de colesterol desejado de acordo com o seu Risco Cardiovascular (risco de infarto ou derrame ou morte cardiovascular nos próximos 10 anos). Além de oferecer melhora do colesterol com uma conexão empática, estimulo um estilo de vida saudável e acompanhamento frequente, reduzindo efetivamente o risco de complicações.”
Nascida em Goiânia, minha paixão pela Medicina começou ainda na infância, influenciada pelo desejo em cuidar da saúde e bem-estar da minha família. Em 2015, me graduei em Medicina pela Universidade Evangélica de Goiás, consolidando a minha formação. Com desejo em ampliar horizontes, alcancei o título de especialista em Clínica Médica, pelo Hospital de Urgências de Goiás.
Posteriormente, minha dedicação ao estilo de vida saudável, equilibrando alimentação, hábitos, espiritualidade e exercício, me levaram a continuar aprofundando meus conhecimentos, adentrando na residência de Endocrinologia e Metabologia, no Hospital Federal da Lagoa, do Rio de Janeiro.
Minha busca por conhecimento e excelência garante aos meus pacientes um tratamento atualizado, baseado em evidências científicas. Prezo por um atendimento acolhedor, ético, focado na saúde integral do indivíduo. Estou ansiosa para colaborar com a sua jornada em busca de uma vida mais saudável, com maior autoestima e entusiasmo pela vida.
AGENDAR CONSULTA