Doenças das

Adrenais

As glândulas suprarrenais, também chamadas de adrenais, estão localizadas acima de cada rim, sendo divididas em córtex e medula. O córtex da suprarrenal produz aldosterona (responsável pelo controle da pressão arterial), cortisol (responsável pela resposta ao estresse, conversão de proteínas e lipídios em glicose, controle do sistema imunológico, regulação do sono e do ciclo circadiano, manutenção da pressão arterial), e alguns hormônios sexuais. A medula da suprarrenal produz as catecolaminas (noradrenalina e adrenalina), que ativam a defesa do organismo quando passamos por infecções, doenças graves, emoções fortes, entre outros.

Alguns distúrbios na produção de hormônios na glândula suprarrenal são a Doença de Addison, a Síndrome de Cushing, Feocromocitoma e Hiperaldosteronismo Primário. A Doença de Addison acontece quando há insuficiência adrenal, levando a sintomas como cansaço crônico, fraqueza muscular, perda de apetite, náusea e vômitos,  entre outros. Cuidado com a expressão “fadiga adrenal”, ela não é um diagnóstico médico reconhecido e não justifica a utilização de qualquer tipo de corticoide.

A Síndrome de Cushing é causada por altos níveis de cortisol, gerando ganho de peso e acúmulo de gordura no tronco e pescoço, fragilidade da pele com a formação de hematomas, diminuição dos músculos dos braços e pernas, levando a fraqueza muscular. Os Feocromocitomas são tumores geralmente benignos, produtores de catecolaminas, levando à crises adrenérgicas (episódios de aceleração do coração, elevação de pressão arterial, dor de cabeça e sudorese). Até 20% dos hipertensos tem Hiperaldosteronismo Primário e não sabem! Essa é uma causa tratável de pressão alta! Doenças nas adrenais não tratadas colocam em risco a sua vida. Se você tem sintomas ou dúvidas sobre suas adrenais, agende sua consulta.

Imagem para contextualizar o tema da endocrinologia adrenal, mostrando uma pessoa com uma blusa de tricô creme segurando e apontando para um modelo anatômico colorido de uma glândula adrenal. A representação detalhada da glândula é posicionada sobre o abdômen da pessoa, simbolizando sua localização e relevância para o sistema endócrino. O foco no modelo ressalta sua importância na regulação hormonal.
AGENDAR CONSULTA
Minha consulta

"Como endocrinologista, sou médica especialista em doenças das adrenais. Com consultas frequentes, exames complementares, expertise e empatia, realizaremos o acompanhamento, e cuidaremos da sua saúde."

Dra. Jaqueline Fernandes
Diagnósticos

Doenças das Adrenais

- Qual exame detecta problema na adrenal?
Além da anamnese e exame físico durante a consulta, necessitamos da dosagem de hormônios no sangue e na urina. Algumas vezes também é necessário realizar tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
- É possível viver sem as adrenais?
Sim, é possível viver sem as adrenais se houver a reposição hormonal. Isso acontece quando falência das adrenais por doenças ou medicamentos, ou no caso da necessidade de retirar as duas adrenais (adrenalectomia bilateral). Assim, é necessário a reposição de corticóide para o resto da vida.
- O que é nódulo ou incidentaloma adrenal?
Os nódulos na glândula adrenal, em sua maioria, são lesões benignas e metabolicamente inativas. No entanto, sempre é necessária a análise metabólica dessas lesões, podendo revelar algum grau de atividade endócrina, gerando riscos à saúde, como diabetes mellitus, osteoporose e hipercortisolismo.
- O que causa problema nas glândulas adrenais?
Problemas nas glândulas adrenais, como a insuficiência adrenal, podem ser desencadeados por diversos fatores, incluindo reações autoimunes, infecções como tuberculose, uso de corticoide frequente, presença de câncer, e outras condições de saúde.
“Juntos realizamos o tratamento, evitando complicações e aumentando a sua qualidade de vida.”
Dra. Jaqueline Fernandes
Sobre mim

Biografia

Nascida em Goiânia, minha paixão pela Medicina começou ainda na infância, influenciada pelo desejo em cuidar da saúde e bem-estar da minha família. Em 2015, me graduei em Medicina pela Universidade Evangélica de Goiás, consolidando a minha formação. Com desejo em ampliar horizontes, alcancei o título de especialista em Clínica Médica, pelo Hospital de Urgências de Goiás.

Posteriormente, minha dedicação ao estilo de vida saudável, equilibrando alimentação, hábitos, espiritualidade e exercício, me levaram a continuar aprofundando meus conhecimentos, adentrando na residência de Endocrinologia e Metabologia, no Hospital Federal da Lagoa, do Rio de Janeiro.

Minha busca por conhecimento e excelência garante aos meus pacientes um tratamento atualizado, baseado em evidências científicas. Prezo por um atendimento acolhedor, ético, focado na saúde integral do indivíduo. Estou ansiosa para colaborar com a sua jornada em busca de uma vida mais saudável, com maior autoestima e entusiasmo pela vida.

AGENDAR CONSULTA
Médica endocrinologista sorridente trabalhando em seu laptop em uma mesa do consultório. Ela está vestida com um jaleco branco com emblemas médicos, indicando sua profissão. Ao lado dela, há uma pilha de livros vermelhos de medicina e uma ampulheta bonita representando a longevidade.
icone de aspas dupla
“A longevidade é o legado que construímos todos os dias com hábitos saudáveis.”
Dra. Jaqueline Fernandes
Gratidão pelos

Depoimentos

"Recentemente, me consultei com a Dra. Jaqueline, e fiquei extremamente satisfeita com a consulta. Ela foi paciente, me ouviu atentamente e esclareceu todas as minhas dúvidas. Agradeço por sua dedicação e profissionalismo."
Jéssica Lima
@jessicalimadsl
"Minha experiência com a Dra. Jaqueline foi excelente. Ela tem um profundo conhecimento em endocrinologia e me orientou um plano de tratamento detalhado e adequado a minha rotina. Sigo em acompanhamento, e recomendo fortemente a doutora."
Gerlaine Silva
@gerlainesilvacorretora
"Tive minha primeira consulta com a Dra. Jaqueline e percebi imediatamente seu comprometimento em entender as minhas preocupações e em fornecer orientações claras e práticas. Ela fez com que eu me sentisse confortável e bem cuidado."
Bruno Rafael
@brunorafaelcar_
"A Dra. Jaqueline foi extremamente atenciosa desde o início. Seu método de atendimento é detalhado e abrangente, proporcionando confiança e tranquilidade. Estou otimista em seguir suas recomendações e estou ansioso para a próxima consulta."
Luciano Vieira
@lucianovieira_2003
Médica endocrinologista sorridente em seu consultório médico com ambiente acolhedor, profissional e convidativo, segurando uma placa com a frase "Vamos conversar?".
- O que esperar da minha primeira consulta?
icone de seta apontando para baixo, indicando mais conteúdo.
Na sua primeira consulta comigo, iremos conversar sobre os motivos que te trouxeram até aqui, entender as suas preocupações e objetivos de saúde. Falaremos sobre seus sintomas, histórico médico e exames. Juntos, trabalharemos para estabelecer um plano personalizado de tratamento, fornecendo orientações e cuidados específicos para melhorar sua saúde hormonal e qualidade de vida.
- Faz atendimento por plano de saúde?
icone de seta apontando para baixo, indicando mais conteúdo.
Buscando fornecer um atendimento personalizado e eficaz, com foco na qualidade do cuidado individual, não é viável fazê-lo através de planos de saúde, os quais frequentemente restringem o tempo para priorizar a quantidade de pacientes. Isso significa que com atendimentos particulares, terei mais tempo disponível para entender as suas necessidades, elaborar planos de tratamento detalhados e fornecer a assistência médica necessária de forma completa.
- Como funciona o acompanhamento após a consulta?
icone de seta apontando para baixo, indicando mais conteúdo.
Após a consulta inicial, ocorre um retorno em até 3 semanas para verificar a compreensão das orientações dadas e se você está conseguindo implementá-las. Além disso, analisaremos os exames solicitados na primeira consulta. Caso surjam dúvidas antes desse período, você terá meu número de celular à disposição para contato. Estou dedicada a assegurar que sua jornada de tratamento seja bem-sucedida e estou aqui para ajudar em cada passo deste caminho.
- Qual é a duração média de uma consulta de telemedicina?
icone de seta apontando para baixo, indicando mais conteúdo.
A duração média de uma consulta de telemedicina é de aproximadamente 1 hora. Durante esse tempo, estou totalmente disponível para conduzir a anamnese completa, discutir exames prévios, fornecer orientações detalhadas e esclarecer todas as suas dúvidas. Meu objetivo é garantir que você receba uma consulta completa e abrangente, focada em sua saúde e bem-estar.
whatsapp